Dieta Low Carb – O Que é e Como Fazer?

Tempo de leitura: 4 minutos

A Dieta Low Carb vem apresentar uma fórmula antiga de emagrecimento que é o corte parcial dos carboidratos, tal atitude realmente traz resultados para o emagrecimento, mas será que o mesmo acontece com a saúde?

Nessa dieta outro ponto importante é que os escassos carboidratos ingeridos sejam os de baixo índice glicêmico, ou seja, os que são absorvidos lentamente, evitando os picos de glicose.

Outro tipo de alimento priorizado são os integrais por serem ricos em fibras.

 

Dieta Low Carb Realmente Emagrece?

 

Sim, por reduzir bastante o consumo de carboidratos e os que são consumidos, serão de baixo índice glicêmico como já falei.

O problema dos carboidratos é que quando eles não são queimados a glicose encontrada neles vira gordura.

Os alimentos de alto índice glicêmicos (proibidos nessa dieta) fazem com que haja picos de insulina e isso faz com que o glucagon possa não ser liberado.

O glucagon é um hormônio que retira a energia estocada, fazendo com que ela não vire gordura.

Como já vimos os carboidratos podem ajudar no emagrecimento se forem consumidos corretamente, ingerindo os de baixos índices glicêmicos, pois eles liberam o glucagon que trabalha contra o estoque de gordura do corpo.

Se o consumo for feito com alimentos que são integrais e ricos em fibras, eles acabam permanecendo por mais tempo no organismo e isso prolonga a saciedade.

Como Fazer Dieta Low Carb

 

A Dieta Low Carb pode ser prejudicial?

Poderá dependendo da quantidade de carboidratos que será cortado de sua dieta. O ideal é que a ingestão gire em torno de 50 a 55% ao dia.

Em um período de cerca de 3 meses é possível diminuir para cerca de 40%, já quando esse número fica abaixo disso ele é prejudicial principalmente pelo aumento de proteínas ingeridos.

 

Problemas da falta de carboidratos

Dietas como a dieta Low Carb podem provocar problemas de saúde, pois o metabolismo diminui e isso levará a problemas como a perda de peso no futuro, pois o corpo irá usar os músculos como fonte de energia.

Sendo assim, boa parte do peso perdido vem dos músculos e não das gorduras.

É claro que isso pode acontecer se você excluir completamente todos os carboidratos de sua alimentação, então para ter sucesso você precisa de carboidratos, mas coma os fibrosos, você encontra carboidratos fibrosos nos legumes.

Outros problemas podem ser:

  • Dor de cabeça;
  • Sono excessivo;
  • Letargia
  • Déficit de atenção;
  • Oscilações de humor;
  • Prisão de ventre;
  • Cansaço;
  • Falta de disposição.

 

Está gostando do artigo? Que tal baixar gratuitamente o Ebook "20 Receitas Fitness Para Ganhar Massa e Derreter Gorduras!" Então Clique Aqui.

Outro fator que pode levar a problemas é o excesso de proteínas. Quando elas são consumidas em “muita quantidade” pode aumentar o risco de câncer e osteoporose.

 

Como Fazer Dieta Low Carb?

Como vimos é preciso fazer uma redução do consumo de carboidratos, privilegiando os de baixo índice glicêmico e os integrais.

Vamos ver agora o que comer e o que não comer.

 

O que comer:

  • Carne;
  • Peixe;
  • Ovos;
  • Vegetais;
  • Gorduras naturais (gorduras boas).

Carnes – podem se de qualquer tipo, gado, porco, aves, etc.

Peixes – de todos os tipos de preferência os gordurosos como o salmão.

Ovos – em todas as suas versões.

Gordura natural – manteiga animal, azeite de oliva e óleo de coco.

Vegetais – alface, tomate, couve-flor, brócolis, couve, aspargo, abobrinha, berinjela, azeitona, espinafre, cogumelos, pepino, cebola, pimentão, entre outros.

O que é Dieta Low Carb

Não comer

  • Açúcar;
  • Amido;
  • Trigo;

Açúcares – sem exceção. Refrigerantes, sucos, chocolates, bolos, tortas, etc.

Amido e Trigo – derivados do trigo como pães, massas, arroz, batata, aveia, margarina, cerveja, etc.

 

Com moderação

As frutas podem ser consumidas com moderação, procure as de baixas quantidades de açúcar como as frutas vermelhas, maça verde, morangos, além do coco e o abacate que são fontes de gorduras boas.

 

Mudanças saudáveis

Essa dieta sugere uma alimentação com alimentos de baixo índice glicêmico e ricos em fibras. Não se baseie apenas nisso, é preciso ingerir carnes magras como aves e peixes, além de vegetais, laticínios e grãos.

A Dieta Low Carb é ótima para emagrecer, mas antes de começar qualquer dieta consulte um nutricionista capacitado pra lhe orientar e adaptar sua alimentação a sua rotina.

Ainda tem dúvidas sobre Dieta Low Carb? Deixe-a nos comentários logo abaixo que lhe ajudo. Descubra mais informações sobre dieta AQUI.

Para me seguir nas Redes Sociais basta ir no Twitter AQUI, Google+ AQUI e Pinterest AQUI.

Avalie Este Artigo
[Total: 8 Média: 3.3]