Lista Completa De Alimentos Ricos Em Gorduras Boas e Porque Incluir Em Sua Dieta

Tempo de leitura: 7 minutos

Aposto que você como eu também cresceu ouvindo que para emagrecer é preciso cortar as gorduras de sua dieta, não é mesmo? As gorduras boas devem fazer parte de sua alimentação.

Seja para emagrecer ou ter um estilo de vida mais saudável, mas calma!

Não estou falando de “junk food e fast food” (Wikipédia), apenas gorduras boas. Nesse artigo você vai descobrir quais são elas.

As gorduras possuem mais calorias do que outros macronutrientes (proteínas e carboidratos), sendo quase o dobro deles.

Mas, se você utilizá-las da maneira correta elas não vão fazer você engordar, pelo contrário irão te ajudar a emagrecer e ter uma vida mais saudável.

O seu corpo precisa de carboidratos para te dar energia e manter suas atividades diárias, principalmente na hora dos exercícios físicos, isso é o que você escuta muito por aí não é?

Mas, as gorduras boas também vão lhe dar energia, então fique atenta na ingestão de carboidratos.

De preferência aos carboidratos naturais, leves e nutritivos, como vegetais, legumes e frutas (essas com moderação).

Evite o máximo que puder as farinhas refinadas, as massas, os pães, batatas em excesso, etc.

As proteínas como você já deve saber são muito importantes para a reconstrução muscular e crescimento muscular depois dos exercícios físicos.

Já a nossas amigas “gorduras boas” também devem ser consumidas, pois o corpo também precisa delas para funcionar bem, principalmente no bom funcionamento dos órgãos e nas funções vitais do nosso corpo.

O que você precisa entender é que elas não são “vilãs” como muitos ainda dizem por aí, basta você saber como consumi-las de forma inteligente.

Tipos De Gorduras Boas e Gorduras Ruins:

Gorduras Saturadas

Gorduras Boas São Gorduras Saturadas

São gorduras de origem animal (bacon e banha de porco, por exemplo) e de óleos tropicais como o óleo de coco.

Elas em geral são sólidas na temperatura ambiente, sendo as melhores opções para você utilizar na hora de cozinhar, são as que menos perdem suas propriedades boas em altas temperaturas, mesmo assim melhor usar sempre o “fogo baixo” quando for utilizá-las.

Esse tipo de gordura foi marginalizada quando um estudo ligou o seu consumo a doenças cardíacas, isso há anos atrás.

E esse temor levou ao aumento de consumo de margarinas, óleos vegetais e óleos hidrogenados.

O problema é que houve uma substituição das gorduras saturadas que são as de origem natural e que fazem bem para o nosso organismo, por outras gorduras não naturais que são péssimas para a saúde.

As gorduras saturadas são ótimas para o funcionamento do organismo, pois auxiliam no bom funcionamento do mesmo (órgãos, ossos, hormônios, etc).

Gorduras Monoinsaturadas

Gorduras Monoinsaturadas

Esse tipo de gordura esta em sua maioria nos óleos vegetais, aqueles que usamos como óleo de cozinha.

Elas são geralmente líquidas em temperatura ambiente e instáveis em altas temperaturas, o que as tornam menos próprias para o cozimento.

Esses óleos podem passar por hidrogenação industrial, o que pode as transformar em gorduras trans (péssimas para sua saúde).

Está gostando do artigo? Que tal baixar gratuitamente o Ebook "20 Receitas Fitness Para Ganhar Massa e Derreter Gorduras!" Então Clique Aqui.

A melhor opção aqui é consumir o azeite de oliva extra virgem. Mas, que foram engarrafados em frascos de vidro escuro e prensados a frio.

Vale ressaltar que o azeite de oliva é sensível a altas temperaturas, pode perder suas propriedades boas quando muito aquecido, então evite cozinhar com ele.

Gorduras Poliinsaturadas

Gorduras Boas São Gorduras Poliinsaturadas

São as gorduras essenciais (Ômega 3 e Ômega 6) que o nosso organismo não consegue produzir, ou seja, só as obtemos com alimentos ricos nesse tipo de gordura.

Essas fontes contêm ao mesmo tempo, gorduras saturadas, monoinsaturada e poliinsaturadas, mas as últimas em um percentual menor.

Mas o segredo aqui é manter o equilíbrio. A ingestão de ômega 3 e ômega 6 em nossa alimentação deve ser igual na proporção 1 pra 1. Se você se alimenta frequentemente de alimentos industrializados, junk food, fast food, etc, no geral, significa que está ingerindo mais ômega 6 do que ômega 3.

Significa também que está ingerindo em excesso ômega 6 e gorduras trans (péssimo para sua saúde como já falei).

Esse excesso de ômega 6 vai anular os benefícios do ômega 3.

Gorduras de origem animal (carnes, ovos, laticínios) de animais que se alimentam a base de grãos, podem perder esse equilíbrio também fique ligada!

Portanto, de preferência consuma carnes de gado alimentados de pasto, frango e ovos caipiras de verdade. Peixes também são ótimas fontes de ômega 3.

Gorduras Trans

Gorduras Trans Não São Gorduras Boas

As gorduras trans nos fazem mal e devem ser evitadas, pois elas elevam o colesterol ruim (LDL), diminuem o colesterol bom (HDL), causam obesidade e o processo inflamatório no organismo, além do risco muito maior no desenvolvimento de diabetes.

Esses fatores podem predispor a um risco grande de aterosclerose, que é a formação de placas de gordura nas artérias, causadoras do entupimento das artérias do coração e do cérebro.

Atualmente os rótulos alertam para que possamos identificar se esse tipo de gordura está presente nos alimentos. Evite ao máximo estes alimentos.

Alimentos Com Gorduras Trans Que Você Deve Evitar:

Junk food e Fast food;

Biscoitos (todos, incluindo os tipos de água e sal);

Margarinas;

Maionese;

Pipoca de microondas;

Massas folhadas;

Bolos industrializados;

Sorvetes de massa;

Batata frita e outras frituras;

Salgadinhos de pacote;

Sopas e cremes industrializados;

Pratos congelados;

Chocolate em barra e bombons.

Gorduras Boas Que Você Deve Consumir:

Gorduras Boas Que Você Deve Consumir

Peixes como Salmão, Truta, Atum, Sardinhas, Anchovas, Char, Bacalhau Preto e Linguado são ótimos para você ter em sua alimentação. Mexilhões também são ótimas fontes de ômega 3.

Outras ótimas fontes de gorduras boas são as azeitonas, azeite de oliva extra virgem prensado a frio, abacate, amendoim, castanhas (avelã, amêndoas, caju, pistache, sem sal e açúcar né 🙂  ), nozes e sementes (gergelim, abóbora e girassol), gordura animal (carne, bacon de qualidade, ovos, manteiga, queijo, leite), coco, leite de coco, óleo de coco, óleo de palma e macadâmia, assim como óleos de sementes, castanhas e nozes que foram extraídos a frio.

Se você precisa emagrecer ou quer melhorar sua saúde você deve consumir essas gorduras boas, mas não vai adiantar nada se estiver com maus hábitos em relação aos carboidratos.

Fonte: Emagrecer de Vez A Verdade Nua, Crua e Clara Sobre Emagrecimento e Boa Forma

Conclusão

Conclusão Gorduras Boas

As gorduras boas são fundamentais para a nossa dieta também e devem estar sempre presentes nela. Entenda apenas que a gordura deve ser “boa” como essas que listei acima. O seu organismo também precisa delas para funções importantes.

Mantenha o equilíbrio de carboidratos corretos, proteínas e gorduras boas sempre em sua dieta, essa é a “fórmula mágica”.

Você verá que terá uma vida mais saudável e isso também vai lhe ajudar a ter o corpo que deseja.

Ainda com medo de gorduras? De mais atenção aos tipos de carboidratos que consome e coma mais gorduras boas que já estará no caminho certo para um estilo de vida mais saudável e isso também vai lhe ajudar a perder peso se precisar.

Eu tomo meu café sempre batido com óleo de coco e manteiga (café turbo), como ovos fritos na gordura do bacon todos os dias, como uma colher de sopa de pasta de amendoim integral todos os dias e consumo carboidratos de forma inteligente.

Essa alimentação esta me ajudando muito a manter a boa forma e levar uma vida saudável, não tenho mais medo de comer gorduras rs, mas como as certas.

Qualquer dúvida que você tiver sobre gorduras é só deixar um comentário logo abaixo.

Descubra mais informações sobre alimentação saudável AQUI.

Para me seguir nas Redes Sociais e só ir no Facebook AQUI, Instagram AQUI e YouTube AQUI.

Resumo
Nome do Artigo
Lista Completa De Alimentos Ricos Em Gorduras Boas e Porque Incluir Em Sua Dieta
Descrição
Você ainda acha que para emagrecer precisa excluir gorduras de sua dieta? Entenda agora porque você deve incluir gorduras boas em sua alimentação saudável.
Autor
Organização
Logo
Avalie Este Artigo
[Total: 17 Média: 4]