Óleo de Coco – Benefícios e Porque Incluir na Alimentação

Tempo de leitura: 4 minutos

Quando se pensa em coco o que vem a cabeça é uma fruta deliciosa que possui além da “carne”, água nutritiva e refrescante para os dias de calor e para beber após as atividades físicas por exemplo. Mas além disso temos o óleo de coco que é extraído da fruta.

O óleo de coco possui inúmeros benefícios como ser antioxidante, auxiliar no combate aos radicais livres, ajuda na reposição de vitaminas e sais minerais, auxilia ao combate do colesterol ruim e é antibacteriano e antifúngico.

 

Benefícios do Óleo de Coco Para a Saúde

 

Suporte a imunidade

Como ele combate doenças, tem propriedade antiviral, antifúngica e antibacteriana. Ele é ótimo para quem está lutando contra vírus e infecções.

 

Saúde cardiovascular

Apesar de ser gordura saturada estudos demonstram que ele não traz problemas para o coração e ainda reduz os níveis de colesterol.

 

Tireoide

Há quem acredite que ele pode combater os sintomas do hipotireoidismo, mas ainda não há evidências científicas sobre esse ponto.

 

Emagrecimento

Pesquisas demonstraram que mulheres que tomaram óleo de coco tiveram perda da gordura abdominal.

Isso acontece porque ele contém ácidos graxos de cadeia média, em vez de cadeia longa, dessa forma o corpo usa o óleo para energia e não armazena gordura.

 

Meninas ainda têm mais, o óleo de coco é bom para pele e pros cabelos

 

Benefícios para a pele

Quando aplicado em feridas pode evitar estafilococos, além de hidratar a pele o que é importante para mantê-la jovem e saudável.

O óleo de coco traz muitos benefícios para a pele e para os cabelos, no primeiro caso ele atua:

  • Hidratando;
  • Função demaquilante;
  • Combate à acne;

Benefícios do Óleo de Coco

 

Óleo de coco e os cabelos

O óleo de coco tem em sua estrutura química o poder de limpar, nutrir, proteger e deixar seu cabelo mais bonito.

O óleo de coco é rico em ácido láurico que é um componente presente no leite materno que serve para o fortalecimento imunológico do bebê.

Quando este ácido chega ao intestino ele é quebrado pela enzima de lípase e se transforma em monolaurina. Esta por sua vez é adsorvida e segue pelo sangue. Esse ácido é inibidor da 5-alfa-redutase.

Quando sob o efeito da enzima, a 5-alfa-redutase, a testosterona se transforma em diidrotestorena (DHT). A DHT é um hormônio responsável pelo afinamento dos folículos capilares, isso faz com ele tenha a vida mais curta e o resultado disso é a calvície.

Como o óleo de coco é absorvido pelos fios ele tem o poder de reconstruir e fortalecê-los, dando vida novamente aos seus cabelos.

São vários os benefícios com relação ao cabelo trazidos pelo óleo de coco, veja alguns deles:

  • Proteção do cabelo;
  • Sela a umidade;
  • Melhora na circulação sanguínea do couro cabeludo;
  • Fornecimento de nutrientes;

 

O óleo de coco protege o cabelo pelo fato de ter ácidos que trazem melhora na saúde dos cabelos.

Ele ainda sela a umidade quando o seu uso é regular, pois penetra o cabelo e protege contra as impurezas e o excesso de calor.

Óleo de Coco para emagrecer

 

Leite de coco

Esse derivado do coco é usado muito além da cozinha, pois ele em sua composição é rico em vitaminas e sais minerais como:

  • Vitamina A;
  • Vitamina E;
  • Potássio;
  • Cálcio,

 

Essas vitaminas e sais minerais fazem com que o leite do coco seja usado em produtos para o cabelo e para a pele, sendo base de cosméticos.

Outros benefícios desse leite é que ele possui a função antioxidante, que é importante no combate dos radicais livres e ao envelhecimento, ainda ajuda na visão e na densidade óssea.

Um dos seus componentes é o ácido láurico que é uma propriedade combatente das bactérias, fungos e vírus. Ele também colabora com a perda de peso, por conta dos ácidos graxos que convertem o leite de coco em energia.

Eu utilizo o óleo de coco para fritar, de vez em quando, porque quase não como frituras, mas tomo ele todo dia batido junto com meu café.

Se você já tem uma alimentação saudável inclua o óleo de coco para ficar ainda melhor.

Ficou com alguma dúvida? Comente abaixo. Veja mais dicas sobre alimentação equilibrada AQUI.

Está gostando do artigo? Que tal baixar gratuitamente o Ebook "20 Receitas Fitness Para Ganhar Massa e Derreter Gorduras!" Então Clique Aqui.

Para me seguir nas Redes Sociais e só ir no Facebook AQUI, Instagram AQUI e YouTube AQUI.

Avalie Este Artigo
[Total: 15 Média: 3.6]