Pilates Emagrece? Tire Todas as Suas Dúvidas Aqui

Tempo de leitura: 4 minutos

O Pilates é uma prática esportiva que vem ganhando cada vez mais adeptos, principalmente no Brasil, mas você sabe o que é Pilates? Será que Pilates emagrece?

Pilates é um método de condicionamento físico e mental criado pelo alemão Joseph Pilates (Wikipédia). O método reúne movimentos suaves com alongamentos e fortificação muscular de uma forma individualizada.

Pilates vai te proporcionar muitos benefícios como:

  • Melhorar Respiração;
  • Diminuição do stress;
  • Melhora do equilíbrio;
  • Melhora da coordenação motora;
  • Melhora da mobilidade articular;

 

Todos os exercício são de baixo impacto e de repetições variadas. Os resultados são ótimos e há pouco desgaste das articulações e músculos, podendo ser praticado por quase todo tipo de pessoa.

É indicado mesmo para as pessoas idosas e com problemas ósseos, musculares e com dores crônicas. Por esses motivos é importante que as aulas sejam ministradas por fisioterapeutas.

Outro ponto positivo do Pilates é a versatilidade e variedade empregadas nos seus movimentos. Ele pode inclusive melhorar a sua saúde mental, além me melhorar o controle da respiração o que ajuda também aos que sofrem de ansiedade.

Ele é indicado para tratamentos de colunas, pois trabalha com o fortalecimento da coluna e fortalece a musculatura estabilizadora. Ele também combate o estresse a fadiga física e mental.

São muitas as maneiras nas quais ele pode ser praticado, mas é importante ser orientado sempre por um profissional habilitado para isso, de preferência formado em fisioterapia ou educação física.

Para um melhor resultado é indicado que as aulas sejam feitas por pelo menos 3 dias na semana. Cuide apenas de encontrar um local sério e com bons profissionais, o melhor é que tenha na equipe profissionais de fisioterapia para olhar o lado do paciente e o profissional de educação física, para melhorar o condicionamento físico.

 

Postura e dores

Um dos grandes benefícios do Pilates é justamente o realinhamento da postura. Os exercícios trazem ganhos de força e flexibilidade e com isso levam a melhora da postura.

Muitas das dores do corpo podem vir em consequência de uma má postura, com o treino de flexibilidade e força as dores melhoram e podem até mesmo sumir.

Pilates Emagrece Mesmo

Profissionais

Como já mencionei os profissionais que ministram as aulas de Pilates devem ser ou fisioterapeutas ou profissionais de educação física, sendo o primeiro para tratar pacientes e o segundo para o condicionamento físico, mas ambos podem realizar as duas funções.

 

Pilates Emagrece Mesmo?

 

Como toda atividade física proporciona perda calórica, mas se esse é o seu principal objetivo é melhor procurar outra atividade física. Ele é recomendado para quem busca uma vida saudável, quem quer uma melhora na postura, ter músculos mais flexíveis, corpo bem definido, além de melhorar a circulação sanguínea e respiratória.

 

Hérnia de disco

O Pilates é indicado inclusive para quem tem hérnia de disco, pois o método possui um constante cuidado com a postura correta, além disso, você deve passar por uma avaliação para assegurar quais os melhores exercícios para você. Outra grande vantagem do Pilates é que ele pode ser adaptado para todas as pessoas.

Porque Pilates Emagrece

Pilates e musculação

A grande diferença do Pilates para a musculação é que o primeiro não trabalha com pesos, todas as resistências são feitas com molas e o peso do seu próprio corpo.

Outro ponto divergente é que na musculação os exercícios são praticados mais rápido que no Pilates, mas esse também trabalha com menos repetições e com várias séries, também tem mais controle na execução dos exercícios.

Mas ambos irão tonificar e definir o seu corpo se esse é o seu objetivo, lógico que com o Pilates você não conseguirá grande hipertrofia como na musculação.

 

Outras vantagens

Como é uma atividade física que trabalha corpo e mente dando uma atenção especial à respiração e a consciência corporal, ele promove também o bem estar mental além do físico.

O Pilates é recomendado para atletas, pois ajuda a prevenir acidentes, além de auxiliar na recuperação de lesões de uma forma mais rápida e fácil.

Como você pode ver o Pilates emagrece se for associado a uma alimentação equilibrada e outras atividades físicas, como ele tem muitos benefícios pratique e tenha uma vida mais saudável.

Ficou com alguma dúvida? Deixe-a nos comentários que eu te ajudo. Veja mais dicas para emagrecer AQUI.

Para me seguir nas Redes Sociais e só ir no Facebook AQUI, Instagram AQUI e YouTube AQUI.

Avalie Este Artigo
[Total: 2 Média: 1]