Por que a Maioria das Dietas não Funcionam?

Tempo de leitura: 4 minutos

Quase todos nós já fizemos alguma dieta na vida, mesmo os mais magros em dado momento tentou algo nesse sentido. Alguns já passaram por dezenas de tipos de dietas da moda que aparecem todos os anos e o pior, não obtiveram os resultados esperados.

Agora você começa a lembrar de várias dietas que fez e que realmente surtiram efeito, mas nenhuma delas solucionou o problema e esse é o “X” da questão, porque o emagrecimento não é durador.

E ainda tem o pior, algumas pessoas não voltam ao peso anterior, elas voltam às vezes até ter mais peso do que jamais pesaram.

 

Vamos analisar agora alguns pontos sobre dietas para entender esses porquês:

 

1- Rotina

Dieta nada mais é do que seguir uma rotina diária e não sair dela de jeito nenhum, principalmente no início os deslizes não devem ser admitidos (Wikipédia).

Não adianta tomar um café ótimo, fazer o lanchinho da manhã, almoço super light, outro lanche pela tarde e na hora da janta comer hambúrguer… Não deu em nada todo o sacrifício que fez durante o dia.

Da mesma forma que não adianta fazer todas as refeições perfeitamente na segunda, terça, quarta, quinta, sexta e sábado comer uma pizza grande com 2 litros de refrigerante.

Quando falamos em rotina ela é diária, semanal e anual, ou seja, a dieta é permanente, tem de seguir para sempre. Claro que você pode sair aqui e ali, mas estamos falando de 1 ou 2 vezes por mês e não por dia!

Dietas não Funcionam

2- Infelicidade

Quem é feliz fazendo regime? Ninguém, talvez somente as Super Tops, pois ganham milhões com isso. No geral todo mundo fica irritado, com dores de cabeça, fadiga, pois ainda não estamos acostumados com a nova rotina.

Essa é uma das principais criticas a Dieta Dukan, pois na maioria dos casos as pessoas se sentem mal com ela, acabando por dar escapadas e aí ela não funciona.

3- Fome

Nosso organismo não está preparado para passar fome e muitas dietas se mostram pouco balanceadas, o que ocasiona que você sinta fome mesmo após ter comido.

Por isso que o ideal é a busca por um nutricionista que irá avaliá-lo e receitar uma dieta que seja personalizada a você e a sua rotina diária.

 

4- Emoção

A comida sempre foi para nós um ato de celebração, por isso “COME-MORAMOS” as situações felizes em nossas vidas, muitos dos principais momentos delas são feitos ao redor da mesa.

Mas o pior é que ninguém celebra com salada, iogurte natural e um copão bem gelado de água, não é? Nossas celebrações são regadas por muita comida que engorda, principalmente doces.

 

5- Atitude

Muitas pessoas se sentem seguras com o que sabem e mesmo procurando uma dieta começam a sair dela, pois acham que podem fazer isso ou fazer aquilo.

Não podem, a dieta é feita para ser seguida rigorosamente, sem falhas, pulos ou alternativas. Quem acha que sabe o que faz, deveria fazer faculdade de nutrição, assim poderá aplicar seus métodos cientificamente.

dieta é feita para ser seguida rigorosamente

Dica de ouro

Procure ajuda profissional antes de começar uma dieta, vá a um médico e veja se está tudo certo com a sua saúde, só assim poderá entrar de cabeça nela.

Procure um profissional de educação física para ele lhe faça uma rotina de treinos que seu corpo suporte, além de buscar os objetivos que deseja com tudo isso.

Após a visita ao médico e ao profissional de educação física vá um nutricionista, ele como já disse irá personalizar uma dieta a sua rotina diária.

O importante quando você entra em uma empreitada de perder peso e mudar o corpo, é você mudar seus hábitos, viva um novo estilo de vida de uma vez por todas.

É preciso se reeducar com relação aos alimentos, saber o que faz bem e o que faz mal, o que pode ser ingerido em cada horário do dia, praticar esportes e saber se suplementar quando for necessário.

Busque informações sobre dietas, estude, procure profissionais capacitados, mas acima de tudo, queira mudar, pois todo esse processo passa somente por você, se realmente você quiser, irá conseguir.

Ficou alguma dúvida sobre dietas? Deixe-a nos comentários logo abaixo que eu lhe oriento. Veja mais dicas sobre dietas AQUI.

Para me seguir nas Redes Sociais e só ir no Twitter AQUI, Google+ AQUI e Pinterest AQUI.

Avalie Este Artigo
[Total: 0 Média: 0]