Por Que Musculação Emagrece? Tire Todas Suas Dúvidas

Tempo de leitura: 3 minutos

Todo mundo está preocupado em emagrecer e ficam a todo tempo pensando o que podem fazer para perder peso, muitas vezes conseguem e percebem que ficaram flácidas por conta disso.

Para resolver a flacidez entram em uma academia para fazer musculação, e depois de algum tempo percebem que ganharam peso, meu Deus! Musculação engorda!

A resposta é depende, se você for ver pelo número que a balança mostra sim, realmente ela “engorda”, mas se analisar que provavelmente você estará perdendo gordura para trocar por músculos, não vejo importância nenhuma no aumento de peso.

O que importa de fato é o seu percentual de gordura, se ele estiver abaixando com a musculação, não importa muito se subiu 2 ou 3 quilos na balança.

 

Emagrecimento Saudável

Você tem de entender que emagrecer saudável é justamente perder gordura e ganhar massa, ou seja, isso é aumento de massa magra.

É um momento de escolha, ou perde peso e fica flácida ou ganha alguns poucos quilos e fica com a musculatura enrijecida, com músculos, melhor definição, corpo mais bonito e saudável.

Lógico que se você está muito acima do peso o ideal no início é só perder e é o que realmente vai acontecer até certo ponto, onde você poderá parar de perder peso e começar a ganhar massa magra.

 

Musculação emagrece sim! Veja as perdas calóricas

 

Em uma caminhada moderada de cerca de 1 hora você perde de 200 a 300 kcal. Com apenas 30 minutos de musculação intensa a sua perda pode ser a mesma (claro que varia de pessoa a pessoa).

Já foi comprovado que a musculação acelera seu metabolismo, o que favorece a queima de gorduras no organismo. Mas a musculação queima gordura como fonte de energia, certo?

Certo, na musculação é usado o fósforo, a creatina e a glicose anaeróbica, quando acontece a glicogênese que nada mais é do que a utilização da gordura para repor as calorias perdidas nos treinos.

Assim, com o seu metabolismo acelerado e com a queima contínua de gordura por muito tempo após os treinos, você emagrece. Isso acontece pelo fato de após o treino o corpo demora cerca de 1 hora para voltar ao normal.

Nos praticantes de musculação o metabolismo é acelerado cerca de 12% logo após o treino e continua nesse ritmo por até 15 horas e mesmo depois essa taxa continua até 7% mais alta.

Musculação para emagrecer e Aumentar a massa muscular magra

Aumento de massa muscular magra

A musculação realmente trás um aumento de massa para você como já sabemos, mas esse aumento é de massa magra, com um aumento do metabolismo de 17 a 25 vezes mais do que a massa de gordura.

Para entender porque os músculos aceleram o metabolismo, visualize que 1 quilo de músculo consomem 15 kcal extras por dia. Se pensar em um prazo de 1 ano e nesse período você ganhar 3 quilos, estamos falando de 16.425 calorias.

Lógico que esse ganho de massa não é tão simples e de nada vai adiantar se ele não estiver atrelado a uma alimentação saudável e regrada.

 

Resumindo os benefícios da musculação na sua vida:

  • Perda de gordura;
  • Ganho de massa;
  • Troca de gordura por massa magra;
  • Queima de calorias maior do que de uma corrida;
  • Aumento do metabolismo em 12% após os treinos;
  • Queima acelerada de gordura por até 15 horas no pós-treino;
  • Os músculos queimam de 17 a 25 vezes mais do que a gordura.

 

Como pode ver só há benefícios em fazer musculação, mas para isso é preciso respeitar 2 fatores, o primeiro é manter uma alimentação equilibrada e o segundo não se preocupar tanto com os números que a balança mostra, deixe para se pesar cerca de 1 vez por quinzena apenas.

Acredito que agora você entendeu que a musculação emagrece e se este for o seu objetivo procure um profissional capacitado na academia para montar uma série adequada para você.

Ficou alguma dúvida? Deixe-a nos comentários logo abaixo que eu lhe ajudo. Veja mais dicas para emagrecer AQUI e sobre musculação AQUI.

Para me seguir nas Redes Sociais e só ir no Twitter AQUI, Google+ AQUI e Pinterest AQUI.

Avalie Este Artigo
[Total: 3 Média: 2]