Receita de Bolo de Chocolate Simples sem Glúten

Tempo de leitura: 3 minutos

O glúten é uma proteína complexa e de difícil digestão, esse motivo leva as pessoas a terem diferentes graus de intolerância. Essa intolerância é diferente da do celíaco, que é doença auto imune e gera sintomas imediatos.

A intolerância ao glúten é a dificuldade que um organismo encontra para digerir essa proteína, o que leva a má digestão, ocasionando problemas de saúde.

Os diversos sintomas variam para cada organismo, mas os principais são: obesidade, problemas de pele, candidíase, constipação intestinal, dermatites, acne e celulite.

Os problemas aparecem por conta da inflamação ocasionada pelas substâncias má digeridas, que se apresentam de diferentes formas dependendo do seu perfil genético.

O glúten está presente no trigo, aveia, centeio e cevada, além de seus derivados. O consumo em excesso desses ingredientes é que originam os sintomas.

Você pode controlar o consumo de glúten ou eliminar o consumo de uma vez, acredito que o controle é a melhor saída por isso proponho uma receita deliciosa de Bolo de Chocolate Sem Glúten.

 

Bolo de Chocolate Simples e Sem Glúten

 

Ingredientes

Massa

  • 3 gemas;
  • 1 xícara (chá) de açúcar;
  • 2 tabletes de margarina culinária em temperatura ambiente (200 g);
  • 1 xícara (chá) de amido de milho;
  • Meia xícara (chá) de fubá;
  • 1 xícara (chá) de chocolate em pó;
  • Meia xícara (chá) de leite;
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó;
  • 3 claras em neve

 

Cobertura

  • Meia xícara (chá) de açúcar;
  • Meia xícara (chá) de chocolate em pó;
  • 4 colheres (sopa) de leite;
  • 2 colheres (sopa) de margarina culinária para untar e polvilhar: margarina e açúcar.

 

Modo de preparo

Unte e polvilhe com açúcar uma forma de furo central média (24 cm de diâmetro). Reserve. Pre aqueça o forno em temperatura média (180°C).

Massa – Junte na batedeira as gemas, o açúcar, a margarina culinária e bata até obter um creme esbranquiçado. À parte, peneire o amido de milho, o fubá e o chocolate em pó.

Acrescente à batedeira os ingredientes peneirados, alternando com o leite. Bata até que a massa fique homogênea. Desligue a batedeira, junte o fermento e misture.

Acrescente as claras em neve delicadamente. Coloque a massa na forma reservada e espalhe com uma colher. Leve ao forno por 35 minutos ou até que, espetando um palito, este saia limpo. Espere amornar e desenforme.

Cobertura – Em uma panela média, junte o açúcar, o chocolate em pó, o leite e a margarina. Leve ao fogo médio, mexendo ocasionalmente, até ferver e engrossar levemente (cerca de 5 minutos). Despeje a cobertura sobre o bolo e sirva em seguida.

Bolo de Chocolate Simples sem Glúten

Rendimento – 10 porções

Tempo de preparo: 10 minutos

Tempo de forno: 35 minutos

Tempo total: 45 minutos

Calorias: 440kcal

Fonte: Corpo a corpo

Essa foi uma dica de bolo de chocolate simples para quem quer evitar o Glúten, não abuse porque como você viu tem açúcar na receita e açúcar em excesso não é saudável.

Se seu objetivo é emagrecer não é necessário excluir tudo de sua alimentação, mas coma suas “bobagens” com moderação.

Tem alguma receita magrinha de bolo de chocolate? Deixe-a nos comentários logo abaixo. Veja mais receitas fit AQUI.

Para me seguir nas Redes Sociais e só ir no Facebook AQUI, Instagram AQUI e YouTube AQUI.

Avalie Este Artigo
[Total: 1 Média: 1]